A esmagadora maioria dos portugueses entende que a pandemia veio exigir um investimento adicional na área da saúde.
A conclusão surge num estudo apresentado hoje, dia 29 de setembro, no âmbito do Movimento Saúde em Dia - Não Mascare a Sua Saúde, iniciativa da Ordem dos Médicos, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em parceria com a Roche.
A análise concluiu que 93% dos portugueses consideram que a Covid-19 mostrou que é necessário reforçar o investimento na saúde.
Os cidadãos percepcionam a saúde como a área que capta maior investimento público, mas mais de 70% dos cidadãos entende que esse investimento ainda é insuficiente.
O estudo, elaborado pela GFK Metris, tentou compreender ainda como é que os portugueses avaliam a atuação de diferentes entidades durante a pandemia.
Os profissionais de saúde surgem como os atores com avaliação mais positiva - mais de 80% dos inquiridos estão satisfeitos com a atuação destes profissionais.
O estudo “Acesso a cuidados de saúde em tempos de pandemia” mostrou também que mais de metade da população portuguesa considera que a
Mais dados sobre o estudo à população elaborado pela GFK Metris para o Movimento Saúde em Dia podem ser seguidos em
O estudo quantitativo foi realizado, com base em questionários presenciais, entre 28 de agosto e 7 de setembro. A amostra foi constituída por mais de mil pessoas a partir dos 18 anos e residentes em Portugal Continental, sendo a amostra representativa da população portuguesa.
A Ordem dos Médicos e a APAH, em parceria com a Roche, apelam a todos os portugueses para que estejam atentos a sinais ou sintomas de alerta e recorram ao médico em caso de necessidade.