As demências não têm ainda cura, mas conhecemos hoje vários fatores de risco associados e que podem ser minimizados se forem adotadas estratégias adequadas. É para estas estratégias que a Associação Alzheimer Portugal, com o apoio da Roche, pretende chamar a atenção no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer.
“Partilhar experiências para memória futura” é uma campanha inédita que quer envolver os portugueses no conhecimento dos fatores de risco associados às demências.
A Associação Alzheimer Portugal, com apoio da Roche, “convida os cidadãos a participarem em experiências, maioritariamente online, que os ajudem a conhecer os fatores de risco modificáveis e o que podem fazer para os reduzir”, como refere Catarina Alvarez, responsável pelas Relações Institucionais da associação,
Serão sete experiências, dinamizadas por figuras públicas, que incluem sessões de leitura, introdução a uma nova língua e a partilha de receitas culinárias, com conselhos para uma alimentação saudável.
A campanha pretende também sublinhar que a demência não faz parte do envelhecimento normal, podendo ser evitada ou adiada, cuidando do cérebro desde sempre e ao longo de toda a vida.
Não se conhece ainda o número exato de pessoas com Demência em Portugal, mas os dados existentes permitem fazer estimativas, que apontam para “cerca de 205.000 casos de Demência, com a a Doença de Alzheimer a representar 60 a 70% do total de casos.
Saiba mais sobre a Doença de Alzheimer