No dia 17 de setembro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) convoca todos os países e parceiros internacionais a assinalar o Dia Mundial da Segurança do Doente.
Estabelecido em 2019, o Dia Mundial da Segurança do Doente passa a ser celebrado anualmente no dia 17 de setembro.
O objetivo genérico deste dia é apelar ao entendimento global da importância da segurança nos cuidados de saúde e promover ações que reduzam danos ou consequências negativas ao doente.
Segundo a OMS, os objetivos deste dia 17 de setembro de 2020 são:
Aumentar a consciência global sobre a importância da segurança dos trabalhadores da saúde e a sua interligação com a segurança dos doentes;
Envolver múltiplos intervenientes para adoptar estratégias que melhorem a segurança dos trabalhadores da saúde e dos doentes;
Apelar a um investimento na segurança dos trabalhadores e ter como prioridade a segurança dos doentes;
Proporcionar o devido reconhecimento da dedicação e trabalho árduo dos trabalhadores da saúde, particularmente no âmbito da actual luta contra a pandemia de Covid-19.
A segurança dos doentes é uma das prioridades máximas da Roche.
Os medicamentos Roche possuem um perfil benefício-risco bem caracterizado, construído com base na informação de segurança e eficácia disponível.
Todos os medicamentos estão sujeitos a estudos clínicos rigorosos antes de serem aprovados pelas Autoridades Reguladoras.
A Roche tem um sistema global robusto que permite monitorizar continuamente a segurança de um medicamento ao longo do seu ciclo de vida através da recolha, processamento, avaliação e notificação de informação de segurança e de eficácia.
A constante avaliação e gestão do risco dos medicamentos Roche é essencial na garantia da segurança dos doentes.
É nossa prioridade assegurar que os benefícios terapêuticos dos nossos medicamentos ultrapassam os seus riscos.