Um em cada dez adultos em todo o Mundo vive com diabetes. São mais de 500 milhões de pessoas e estima-se que o número cresça para 700 milhões de pessoas até 2040, segundo a Federação Internacional da Diabetes. Acresce que quase uma em cada duas pessoas com diabetes desconhece a sua condição, ou seja, haverá mais de 200 milhões de pessoas sem um diagnóstico.
Todos os anos, no dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes com o objetivo de chamar a atenção para temas que impactam esta comunidade de pessoas. Este ano, o tema central é o Acesso a Cuidados de Saúde.
“Se não for agora, quando será?”. Esta é a pergunta que ilustra o tema central do Dia Mundial da Diabetes 2021-2023, precisamente para alertar para disparidades no acesso a cuidados e para a urgência de dar a todos acesso precoce ao diagnóstico e apoio terapêutico.
A par do acesso a diagnósticos, medicamentos e tecnologias, a literacia e a educação são considerados essenciais para que as pessoas que vivem com diabetes saibam gerir melhor o seu dia-a-dia, evitando complicações e tendo uma vida plena.
Porque a diabetes é uma doença crónica, que requer atenção constante e não faz pausas.
O Dia Mundial da Diabetes é assinalado há 21 anos, comemorando a descoberta da insulina por dois cientistas extraordinários, Frederick Banting e Charles Best.
Apesar do inegável significado da descoberta da insulina, este dia não é só um momento de olhar para o passado. Pelo contrário, é um marco para iluminar o caminho que as pessoas com diabetes percorrem hoje, apontando os desafios que é preciso contornar no futuro.
Na Roche, empenhamo-nos diariamente em promover o acesso a cuidados de saúde para as pessoas que vivem com diabetes, combatendo disparidades e a aliviar o peso da gestão da sua rotina diária.