Dirigido a especialistas e a internos de Medicina Geral e Familiar, o evento pretende ainda abordar o impacto das novas tecnologias num melhor diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas.
O ‘webinar’ terá como oradores Carmo Fonseca, José Carlos Machado e Luís Costa.
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Pode inscrever-se
É Professora Catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Presidente do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), Presidente da RNA Society, Co‑fundadora do iMM e da GenoMed, diagnósticos de medicina molecular SA, Membro eleito da European Molecular Biology Organization (EMBO), e da Academia Europaea, e do conselho editorial das revistas Journal of Cell Science e RNA. Professora convidada na Harvard Medical School (2011-2013), Prémio Gulbenkian de Ciência (2007), Prémio Pessoa (2010), Prémio D. Antónia Ferreira para mulheres empreendedoras (2013), Prémio da Universidade de Lisboa (2023), Medalha de Ouro do Ministério da Saúde (2012) e Prémio Centenário atribuído pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2013).
É Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e membro das Comissões Diretivas do Ipatimup e do i3S, onde também ocupa a posição de Coordenador de Grupo. Estudou Biologia na Universidade do Porto e obteve o seu Doutoramento nas Universidades de Tübingen, Alemanha e Porto, Portugal.
O principal objetivo subjacente à investigação do grupo de que é coordenador é compreender o papel biológico da comunicação entre células do microambiente tumoral, e o seu impacto no desenvolvimento, progressão e resposta clínica do cancro. À data de outubro de 2023, é coautor de 191 publicações científicas, com um número total de 14843 citações e um h-index de 48 (Scopus Author ID 7102792651).
Especialista em Oncologia, é Diretor do Departamento de Oncologia e do Centro de Investigação Clínica do CHULN, Investigador do Instituto de Medicina Molecular, Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa. Conquistou diversos prémios, nomeadamente bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Comissão Europeia.