Estão selecionados os três projetos vencedores do programa de inovação nas neurociências da Roche - Building Tomorrow Together:
Este projeto pretende apostar no tratamento da doença de Machado-Joseph, uma doença neurodegenerativa rara e para a qual não existe cura ou tratamento eficaz.
Com a tecnologia Exo-Treat, os investigadores pretendem conseguir chegar a um tratamento desta doença “na sua origem primária, através da correcção do defeito genético causador da doença, recorrendo a ferramentas de edição genética”.
Através de uma tecnologia de plataforma validada e patenteada - inteligência artificial - este projeto está focado em combater a doença de Alzheimer. O objetivo passa por contribuir para uma “nova era da medicina personalizada”, permitindo criar uma impressão digital do perfil biológico de cada doente, através de uma simples amostra de sangue. Isto poderá contribuir para um recrutamento rápido das pessoas certas para os ensaios clínicos nesta patologia, o Alzheimer.
A Neuro-Headset parte do pressuposto de que é cada vez mais importante monitorizar os doentes durante o seu dia-a-dia, para progredir no conhecimento e na otimização do tratamento de doenças neurológicas comuns, como a doença de Parkinson. A ideia consiste em desenvolver um dispositivo portátil que permita recolher dados fisiológicos para otimizar o tratamento e prevenir a mortalidade evitável.
O Building Tomorrow Together é um concurso de aceleração e Open Innovation destinado a desenvolver ideias que se baseiam na ciência e/ou na tecnologia para resolver desafios na área das neurociências, incluindo doenças como esclerose múltipla, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington, atrofia muscular espinhal, distrofia muscular de Duchenne e perturbações do espetro do autismo.
Fique a conhecer tudo sobre o desafio
Gostaríamos de agradecer a todos os participantes (52 projetos) que apresentaram as suas ideias no programa Building Tomorrow Together, uma iniciativa destinada a premiar os melhores e mais inovadores projetos na área das neurociências, os quais marcam a diferença num mundo em transformação.
Temos o prazer de divulgar a lista dos 10 líderes de equipa selecionados:
Rita Paralta, VR4NeuroPain
Clévio Nóbrega, CBMR Universidade do Algarve
Joana Cabral, ICVS Universidade do Minho
Alexandrina Ferreira Mendes, Universidade de Coimbra
João Fonseca-Gomes, Instituto Medicina Molecular João Lobo Antunes Universidade de Lisboa
Luís Pereira de Almeida, CNC Coimbra
Luís Valente, iLoF
Óscar F. Gonçalves, Universidade do Minho
Adam d'Armada Moreira, Instituto Medicina Molecular João Lobo Antunes Universidade de Lisboa
Romain Ligneul, Fundação Champalimaud
Aos restantes participantes, lamentamos que os vossos projetos não tenham sido selecionados, mas gostaríamos de vos felicitar a todos pela qualidade das propostas, e esperamos contar com a vossa participação numa edição futura.