A Saúde como Prioridade: Reflexões no Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de abril, somos recordados da importância fundamental da saúde na nossa vida diária. 

O tema deste ano, "Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança", sublinha a necessidade de garantir que todas as pessoas, em todo o mundo, tenham um início de vida com saúde para assegurar um futuro promissor. 

“Como representante da indústria farmacêutica, vejo diariamente o impacto que os avanços científicos e médicos têm sobre a qualidade de vida e a longevidade. Na Roche, acreditamos que a inovação em saúde é a chave para desbloquear futuros mais promissores, saudáveis e com esperança”, refere André Vasconcelos, Diretor-Geral da Roche Farmacêutica em Portugal.

O nosso objetivo é fornecer soluções de saúde que respondam às necessidades de uma população global diversa e em constante evolução. No entanto, reconhecemos os desafios que ainda existem, como a desigualdade no acesso a esses avanços. 

“É nossa responsabilidade trabalhar em conjunto com governos e organizações de saúde para ultrapassar estas barreiras e garantir que todos, independentemente da sua localização ou situação económica, tenham acesso aos cuidados de saúde de que necessitam”.

Neste Dia Mundial da Saúde, reforçamos ainda a ideia de que a saúde não diz respeito apenas ao tratamento de doenças, mas também à prevenção. O acesso a cuidados de saúde primários e preventivos é a pedra angular de um sistema de saúde robusto. 

Desde logo, o acesso a diagnósticos precisos e atempados é essencial para a deteção precoce de problemas de saúde e para a promoção de estilos de vida saudáveis.

Por isso, na Roche o nosso compromisso passa por desenvolver tecnologias de diagnóstico inovadoras que permitam uma identificação rápida e precisa de diversas condições de saúde de forma a garantir que todos, independentemente da sua condição socioeconómica, tenham acesso a diagnósticos de alta qualidade. 

“O nosso trabalho foca-se em desenvolver e disponibilizar aos profissionais de saúde as soluções de diagnóstico necessárias para tomar decisões informadas e personalizadas, melhorando assim os resultados dos doentes”, frisa Roel Meeusen, Diretor-Geral da Roche Diagnósticos em Portugal.

Neste contexto, há que olhar para um futuro que, afinal, está aqui tão perto e que tem assumido, cada vez mais, um papel relevante: a saúde digital. 

A integração de tecnologias digitais nos cuidados de saúde — desde a inteligência artificial na análise de dados clínicos até às plataformas digitais que permitem uma monitorização contínua e personalizada — representa uma verdadeira transformação na forma como abordamos a saúde.

Na Roche, acreditamos que a saúde digital é essencial para antecipar necessidades, melhorar a eficiência dos sistemas de saúde e garantir uma abordagem mais centrada na pessoa, pois assim é possível aproximar os cuidados de saúde dos doentes, facilitar o acesso e promover a equidade no tratamento e diagnóstico. 

Porém, este é ainda um caminho que tem de ser percorrido, nomeadamente ao nível da implementação de uma regulamentação na qual a utilização de dados possa permitir que a saúde digital seja reconhecida também como um pilar estratégico para oferecer o que os doentes precisam, agora e no futuro.

E no centro de toda a transformação digital estão e têm de estar as pessoas. 

Até porque, no contexto da saúde digital, a prevenção e o alerta precoce para doenças ganham uma nova dimensão, podendo contribuir para indicar riscos de saúde antes de quaisquer sintomas se manifestarem.

 Através de plataformas digitais, é possível monitorizar a saúde individual, detetar anomalias e enviar alertas personalizados, possibilitando intervenções médicas mais rápidas e eficazes. Esta abordagem proativa não só melhora os resultados de saúde, como também capacita as pessoas a tomar medidas preventivas e a gerir a sua saúde de forma mais informada e personalizada.

O Dia Mundial da Saúde é, assim, uma oportunidade para refletir sobre os progressos feitos e os desafios que persistem na promoção da saúde global. É um recordatório de que todos nós - indivíduos, comunidades, empresas e governos - temos um papel a desempenhar. A cooperação entre diferentes setores é essencial para alcançar um mundo onde a saúde e o bem-estar sejam assegurados para todos.

A nossa missão conjunta na Roche é criar um ambiente onde todas as pessoas possam viver vidas saudáveis e plenas. 

Por isso, nesta efeméride, reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar incansavelmente para eliminar as barreiras que impedem o acesso aos cuidados de saúde, de investir na inovação que salva e melhora vidas, e de promover políticas que garantam que ninguém é deixado para trás.

Na Roche, vivemos a cada instante o "Doing now what patients need next". Este lema resume nosso compromisso de antecipar as necessidades futuras dos doentes e providenciar soluções inovadoras e eficazes para os seus cuidados de saúde.