A Escola Nacional de Saúde Pública promove no dia 16 de novembro uma sessão de debate sobre os desafios do sistema de saúde em Portugal.
“Tempo de CapacitAção: A Pessoa no Centro da Decisão” é o mote para o primeiro evento público da quarta edição da Academia para a Capacitação das Associações de Doentes (ACAD), que decorre no próximo dia 16 de novembro, entre as 14:30 e as 18:00, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA), em Lisboa.
A ACAD é um projeto da ENSP, em parceria com a Roche, que já contou com a participação de mais de uma centena de associações de doentes.
“A participação pública em saúde ainda está longe de ser uma realidade em conformidade com o enquadramento legal e constitucional que existe em Portugal”, entende Ana Rita Goes, docente ENSP-NOVA e coordenadora do projeto, que defende que “importa, por todas as razões, ouvir doentes, cuidadores/as, associações que os/as representem e criar lugares de fala e de escuta ativa, a partir dos quais estas pessoas possam ter uma voz e ver respondidas as suas questões, necessidades e preocupações”.
André Vasconcelos, Diretor-Geral da Roche em Portugal, corrobora a ideia de que é fundamental continuar a empoderar os doentes e as associações que os representam no exercício da sua cidadania de saúde.
“Ter o cidadão no centro do sistema não pode ser apenas um chavão. Porque todo o sistema de saúde só faz sentido para servir os doentes, os cuidadores, os utentes e utilizadores”, adianta. “Na Roche sentimos que é também nossa a responsabilidade de contribuir para esta capacitação. É fundamental apoiar as associações de doentes, ajudá-las a aplicar o conhecimento que têm na construção dos processos de decisão. Em prol de um sistema de saúde mais humano e humanizado”, conclui.
Consulte o programa da sessão e inscreva-se